A presença do FC Porto na próxima edição da Liga dos Campeões não é ainda certa e prova disso é a recente decisão da UEFA em abrir um procedimento disciplinar ao FC Porto. Na base do processo estão ainda as decisões da Liga no âmbito do caso “Apito Final”.

De recordar que, segundo o regulamento de competições da Liga dos Campeões, qualquer clube que “esteja ou tenha estado envolvido em alguma actividade relacionada com combinar ou influenciar o desfecho de um jogo, a nível nacional ou internacional”, está impedido de se inscrever nas competições europeias. O FC Porto – punido pela Comissão Disciplinar da Liga à perda de seis pontos por tentativa de corrupção – tem assim a presença na prova em risco.

O anúncio da notificação surgiu através de comunicado [PDF] enviado pela SAD dos azuis-e-brancos à Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM), no qual se explica ainda que a UEFA concedeu ao FC Porto até ao próximo dia 3 de Junho para se pronunciar sobre o referido assunto. A 4 de Junho, o Órgão de Controlo e Disciplina da UEFA tomará então uma decisão.