O ministro do Ambiente, Francisco Nunes Correia, afirmou, esta sexta-feira, que o balanço que faz do Quadro de Referência Estratégico Nacional (QREN) “é extremamente positivo”. O governante, que falava à entrada para reunião do Conselho Regional da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Norte (CCDR-N), explicou que “a região Norte respondeu em massa à chamada do QREN”, referindo-se aos vários projectos candidatos a financiamento do programa.

Das três prioridades principais do governo em relação ao QREN, a região Norte terá respondido positivamente a todas, sobretudo no que toca aos incentivos às empresas, com algumas candidaturas já aprovadas.

“Nós próprios já fizemos com o primeiro-ministro uma acção de anúncio de candidaturas de empresas aprovadas aqui no Porto e, portanto, o mundo empresarial, em especial as pequenas e médias empresas da região Norte, responderam à chamada, e o balanço aí é muito positivo”, esclareceu o ministro.

Também a construção de centros escolares, que o Governo acordou com as câmaras municipais no contexto do QREN, tem obtido “resultados extraordinários”, segundo Francisco Nunes Correia, e já foram aprovadas cerca de 130 candidaturas só no Norte.