Manuela Ferreira Leite foi eleita presidente do PSD, com 37,6% dos votos, segundo os dados não definitivos mas “fiáveis” divulgados pelo Conselho de Jurisdição Nacional do partido.

“Começámos há um mês com partido sem credibilidade e que todos escutavam. Saímos desta campanha com o PS a sentir necessidade de apelar aos socialistas ainda há poucos dias para cerrarem fileiras”, afirmou a ex-ministra das Finanças no discurso de vitória.

Quando faltam apurar os resultados 25 secções nacionais e secções fora da Europa, Pedro Passos Coelho surge em segundo lugar com 31,07% dos votos, perseguido de perto por Pedro Santana Lopes (29,82%). No último lugar ficou Mário Patinha Antão, com apenas 0,47% dos votos.

“O resultado final não era aquele que eu pretendia, mas é um resultado que respeito”, declarou Passos Coelho, no discurso de reconhecimento da derrota. “Gostaria de dizer algo que disse durante a campanha: uma vez feita a clarificação dentro do partido social Democrata estaríamos em tempo de fazer a unidade dentro do PSD”, acrescentou.

Santana Lopes reconheceu a Ferreira Leite “uma legitimidade incontestável” para liderar os destinos do partido e abandonou a chefia do grupo parlamentar social-democrata.

Numas eleições para as quais estavam inscritas para votar 77.090 pessoas, participaram 43.983 militantes.