As linhas “SOS Professor” e “Aluno vítima de bullying” criadas pela Associação Nacional de Professores (ANP) têm-se mostrado uma medida positiva. João Grancho, presidente da ANP, não avança com resultados quantitativos pela “especificidade dos conteúdos”, mas avalia positivamente o projecto.

“Não é possível assegurar dados, nem posso assegurar de que vai ser feito um relatório relativo a estas actividades, mas posso confirmar que as linhas têm sido procuradas pelas vítimas”, acrescentou.

Os objectivos do projecto “Convivência nas escolas” passam pela criação de mecanismos de alerta para os problemas nas escolas e a integração da comunidade escolar na construção das soluções. “Existia total desatenção dos fenómenos de conflitualidade e violência no ambiente escolar e o trabalho da ANP vem mostrar que é preciso intervir em todos os níveis”, frisou João Grancho.

Contudo, o Ministério da Educação (ME) não tem colaborado com a ANP no desenvolvimento do projecto. João Grancho reconhece que o ME não tem obrigação de acompanhar as acções da associação, mas afirma existir uma crescente atenção política para o assunto.

“Medidas como a alteração do estatuto do aluno, a reformulação do programa escola segura e a operacionalização concreta do observatório de segurança nas escolas vêm demonstrar que a nossa preocupação era real e não exagerada como o ministério defendeu”, destacou.

O projecto “Convivência nas escolas” conta ainda com um endereço electrónico e com a elaboração de dois guias sobre o bullying que vão ser lançados no início do próximo ano lectivo.