Depois de Christian Dior e Coco Chanel, o último estilista da geração considerada responsável pela elevação de Paris em capital da moda morreu domingo na sua casa, em Paris. O falecimento foi confirmado pela Fundação Bergé-Saint Laurent, pertencente ao costureiro e ao sócio e companheiro deste, Pierre Bergé. Saint-Laurent lutava contra um tumor no cérebro.

Apesar de ter nascido numa família rica, Yves saiu de casa aos 17 anos para prosseguir o seu sonho de trabalhar na costura. Começou por trabalhar como estilista aos 18 anos para a casa Christian Dior, a qual conseguiu recuperar financeiramente após a morte do criador em 1957. No ano seguinte, aos 21 anos, alcança a notoriedade com o lançamento da sua primeira colecção: Trapeze. A marca YSL nasce porém só em 1961, financiada por Pierre Bergé, e apresenta a primeira colecção com o seu nome no ano seguinte.

A casa Yves Saint-Laurent, de renome internacional, não se limitou ao vestuário de visual clássico, mas também abrangeu perfumes e outros acessórios de moda. Milhares dessas peças encontram-se no museu particular do modista em La Villette, Paris. Vestiu grandes actrizes como Grace Kelly, Catherine Deneuve e Lauren Bacall.

Em 2002, já com problemas de saúde, Yves Saint-Laurent anunciou a sua reforma com a apresentação de um último desfile em retrospectiva das suas colecções de alta costura. Produziu mais de 70 ao longo de 40 anos de carreira. Entre as suas criações, ficou famosa ‘Le Smoking’, em 1966; um smoking feminino que marcou uma fase de mudança no papel das mulheres na sociedade.

O costureiro francês era visto como um inovador, que se manteve actualizado por várias gerações. Introduziu os fatos com calças no vestuário da mulher – é conhecido por ser o “homem que deu o poder às mulheres”. “Só lamento uma coisa: não ter inventado os jeans“, disse Yves a certa altura.

Cronologia:

1936: Nasce em Oran, Argélia, a 1 de Agosto.
1953/54: Chega a Paris e apresenta os seus desenhos ao então director da revista “Vogue”, Michel de Brunhoff, que o indica a Christian Dior.
1957: Sucede à direcção artística da marca Dior, após a morte do criador.
1971: Já com a sua marca – YSL – apresenta a colecção “40”, considerada um escândalo na altura.
1977: Lança o perfume Opium, que se revela num êxito.
1985: É distinguido com o título de cavaleiro da Legião de Honra pelo presidente francês François Miterrand.
1989: Yves Saint-Laurent é a primeira empresa de moda a entrar para o mercado das acções na bolsa.
1998: Em celebração dos seus 40 anos de carreira, realiza um desfile no estádio da França, antes do jogo final no Mundial de Futebol: França-Brasil.