O Presidente da República afirmou esta segunda-feira que tinha “alguma esperança que o diálogo entre o Ministério da Agricultura e das Pescas e os pescadores produza resultados”. “ É preciso que haja boa vontade dos dois lados”, disse Cavaco Silva.

À margem do 5º Encontro Nacional de Inovação COTEC, no Porto, o Chefe de Estado pediu ainda que os pescadores compreendam a situação “difícil” que o país actualmente vive, mas apelou também ao Governo que faça alguns esforços, na medida do possível, para resolver a situação.

O governo francês e os armadores e pescadores franceses chegaram esta terça-feira a um consenso, colocando assim um ponto final a mais de 20 dias de paralisação. Cavaco Silva aludiu a esta situação, fazendo um apelo a que a greve termine em Portugal também.

Reunião com o ministro

Os armadores e pescadores reuniram-se esta segunda-feira em Peniche para fazer um balanço dos quatro dias de paralisação. Da reunião saiu um documento composto por seis propostas, para apresentar ao Ministério da Agricultura e Pescas, que poderá abrir caminho a um entendimento. Entre as medidas estão a concessão de uma linha de crédito e benefícios sociais e pela reavaliação do valor das taxas de pesca.

O ministro da Agricultura e Pescas, Jaime Silva anunciou esta segunda-feira, que se vai reunir esta terça-feira, às 8h00, com os representantes do sector das pescas para tentar chegar a um consenso.

Jaime Silva afirmou, em conferência de imprensa, que existe “boa vontade do Governo e do sector para se encontrar um compromisso. Os pescadores avançaram um conjunto de propostas em que muitas delas coincidem com as do Governo. Estão reunidas as condições para um caminho conjunto que leve ao fim da paralisação”.

Piquetes no Norte

Os armadores e pescadores estão desde das 18h deste Domingo a fazer piquete das lotas da Póvoa de Varzim, Vila do Conde e Matosinhos. A medida visa evitar a entrada e a saída, e consequente comercialização, de peixe. Cerca de 20 pescadores fazem verificação dos veículos que entram e saem da lota, retirando todo o peixe que é encontrado.