O Presidente da República acredita que “muitos dos problemas” ligados ao actual contexto económico nacional e mundial “trazem consigo novas oportunidades em matéria de investigação e inovação” para as empresas portuguesas.
“Sei que as dificuldades e os factores de incerteza que rodeiam a presente fase do desenvolvimento da nossa economia podem levar a algum desânimo, mas é importante que se reconheça que há soluções e que essas soluções estão ao nosso alcance”, declarou Cavaco Silva, no encerramento do 5º Encontro Nacional de Inovação COTEC, no Porto, onde foram entregues os prémios Produto Inovação COTEC-UNICER.
Perante uma plateia de empresários e gestores, Cavaco apelou à classe empresarial a “conhecer mais de perto o dinamismo” das instituições científicas portuguesas, cada vez mais internacionalizadas e abertas ao mercado, tal como ele próprio fez no Roteiro pela Ciência. É que, constatou, “o desempenho da inovação empresarial continua a situar-se bastante aquém da média europeia”, o que “contrasta, de resto, com o progresso do investimento público em actividades de investigação”.
A aproximação entre os tecidos empresarial e científico já gerou “tecnologias portuguesas que hoje são referências mundiais de valor incontestável e, não menos importante, a criação de relações estáveis e profícuas” entre ambas as partes. “Parece, por isso, paradoxal que, apesar dos exemplos positivos, a cooperação (…) se tenha mantido, no geral, em níveis limitados”, observou.
Cavaco Silva apelou ainda às grandes empresas envolvidas em processos de internacionalização a “facilitar o caminho aos jovens empreendedores, tal como acontece noutras economias europeias”.
Nokia Siemens e Galp distinguidas
O Prémio Produto Inovação COTEC-UNICER foi entregue, em ex aequo, à Nokia Siemens Networks pelo Optical Channel Unit, o primeiro transponder (dispositivo responsável pela ligação entre redes metropolitanas e nacionais), e à Galp, pela garrafa de gás Pluma, que aposta na leveza e no design e é inteiramente reciclável.
Foram ainda anunciados os vencedores do Prémio Empreendedorismo Inovador na Diáspora Portuguesa. Carlos De Mattos, fundador da CDM Interactive, empresa de equipamento para cinema sediada em Hollywood, e Fernando Ferreira, proprietário da maior empresa de cofragem da Austrália, a Wideform, serão agraciados com o prémio, que será entregue a 9 de Junho.
O Optical Channel Unit permite transmitir sinais por fibra óptica sem regeneração a uma distância de 2 mil quilómetros. Já a Pluma destaca-se por ter introduzido uma forte carga de design num mercado conservador e por ter envolvido vários parcerios empresariais e científicos.
Dos 33 produtos apreciados pelo júri, foram ainda distinguidos com menções honrosas a ISA (spin-off da Universidade de Coimbra), líder mundial em telemetria de GPL, e ao RAID, da WeDo Consulting.