O Instituto Português de Oncologia (IPO) Porto apresentou esta terça-feira a Microcirurgia Transoral Laser (MTL), uma técnica que permite aos doentes com tumores malignos, na faringe e na laringe, manterem as funções vocais e reduz também, significativamente, o tempo de internamento.

A técnica já está em funcionamento no IPO-Porto há dois anos, mas era só utilizada em doentes com tumores ainda pouco desenvolvidos. Agora vai passar a ser usada em situações mais complicadas. A MTL tem vantagens se comparada com a traqueotomia, desde o menor tempo de internamento, que passa a ser de apenas dois dias na maioria dos casos, à preservação da função laríngea.

Esta cirurgia possibilita aos doentes a remoção, em pequenas partes, do tumor, evitando procedimentos mais problemáticos como a remoção dos órgãos. Os resultados são praticamente os mesmos e a qualidade de vida deverá ser melhor, embora os utentes possam ter de fazer mais do que uma intervenção. A técnica a laser permite que se possa comer, quase normalmente, dois dias depois da cirurgia e não necessita de cuidados especiais daí para a frente.

Os riscos e complicações existem, mas em menor número do que nas “técnicas abertas”, como a traqueotomia, diz Eduardo Breda, médico do IPO-Porto. É um método muito usado na Europa e nos Estados Unidos, tendo a sua utilização vindo a crescer em Portugal. Só de 1989 a 2007 foram tratados no IPO-Porto cerca de 145 doentes com este procedimento.

Os tumores na faringe e laringe atingem sobretudo os homens, numa faixa etária dos 35 aos 40 anos. É nos estratos sociais mais desfavorecidos que aparecem mais casos, o que Eurico Monteiro, director do serviço de otorrinolaringologia do IPO-Porto, explica pelo facto de ser nestes meios que existem mais hábitos de tabagismo e alcoolismo, duas possíveis causas desta doença.

Os sintomas destes tumores são principalmente rouquidão, dificuldade em engolir e uma sensação de picada que vai até ao ouvido. Destes, a rouquidão é a mais usual, embora muitos dos doentes não prestem atenção aos sintomas, achando que é algo passageiro. Normalmente, são amigos próximos que alertam para a gravidade da situação, embora por vezes sejam também médicos de família ou médicos particulares.

O IPO-Porto vai realizar de 25 a 28 de Junho um curso e um workshop sobre a MTL. O curso é apenas para médicos da especialidade que queiram aprender a técnica para a utilizarem nos seus doentes e só dez o poderão fazer. O workshop é aberto e vai contar com a presença de Wolfgang Steiner, otorrinolaringologista alemão que conceptualizou e introduziu esta técnica.