O Carviçais Rock está de volta à aldeia que lhe deu nome, em Torre de Moncorvo, nos dias 2 e 3 de Agosto, com um cartaz quase 100% português, com destaque para os Rádio Macau e os Trabalhadores do Comércio, nova localização e melhores infra-estruturas e entrada à borla.

No dia 2 de Agosto, há Rádio Macau, Blind Zero, Slimmy, Duff (banda local) e, pela noite dentro, os DJ Fritus Potatoes Suicide. No dia seguinte, os Trabalhadores do Comércio partilham o palco com os Blasted Mechanism, os X-Wife, Myula (banda local) e DJ Pasta. Se não fosse por DJ Pasta, um alemão radicado em Portugal, este seria o primeiro cartaz 100% português nas últimas edições do Carviçais Rock, festival que já conta com 12 anos de existência.

As bandas esperadas em Carviçais, uma freguesia que tem apenas cerca de 1000 habitantes, têm quase todas álbum novo, lançado no último ano ou já em 2008. Os Rádio Macau deverão intercalar canções do novo trabalho, “08”, com êxitos como “O Anzol”. Os Trabalhadores do Comércio, que se estrearam em 1980 com o single “Lima 5” e são conhecidos do público em geral por cantarem “Chamem a polícia que eu não pago”, voltaram aos palcos algumas vezes nos últimos três anos.

Os Blasted Mechanism e os X-Wife têm já créditos firmados no rock nacional dos últimos anos. Slimmy não será tão conhecido do público em geral, mas notabilizou-se depois ver um dos seus temas ser incluído na banda sonora da série “C.S.I.”, exibida em Portugal pela SIC, e outro num programa de resumos dos jogos de futebol da Liga Inglesa na Sky Sports.

Entrada gratuita

Depois da última edição do festival, em 2006, ter apostado no hip-hop e no reggae, este ano há um regresso às origens e uma atenção ao público esperado em Carviçais. “Decidimos oferecer o bilhete como uma medida de descriminação positiva do interior”, explicou Adriano Menino, durante a apresentação do cartaz do festival em Carviçais, esta quarta-feira.

O facto do Festival de Paredes de Coura acontecer nos mesmos dias foi outro factor que influenciou a decisão, admitiu o responsável que está na organização do Carviçais “desde o ano zero”. “Se quiser ir um dia a Paredes de Coura, só um dia, gasto 150 euros à vontade”, lembrou Menino.

Em conversa com os jornalistas, o presidente da Câmara de Torre de Moncorvo defendeu que o Festival de Carviçais deve ser bianual. “No fundo é assumir o que, por força das circunstâncias já tem vindo a acontecer: tivemos festival em 2004 e em 2006, e agora temos em 2008”, explicou Fernando Ferreira, acrescentando que gostaria que o certame acontecesse de forma intercalada com o Festival Intercéltico de Sendim, em Miranda do Douro.

O festival regressa às origens, não só no que diz respeito ao género musical que privilegia mas também no que toca ao local escolhido para a festa do rock. O recinto dos concertos é, este ano, no campo de futebol da freguesia, com capacidade para receber entre 12 e 13 mil pessoas e onde “existem melhores infra-estruturas”.