A EGP – University of Porto Business School Associação (EGP – UPBS) foi constituída formalmente esta quninta-feira. A nova escola de negócios da Universidade do Porto (UP) surge da fusão entre a Escola de Gestão do Porto (EGP) e o Instituto de Investigação e Serviços da Faculdade de Economia (ISFEP), a 4 de Janeiro.

A Universidade do Porto (UP) passa a ter uma única escola de negócios. A afirmação da UP no mercado internacional da MBA (mestrado em Business Administration) é o grande objectivo do projecto. Neste sentido, entra em funcionamento, já no próximo ano lectivo, o primeiro mestrado, “The Magellan MBA”, um programa leccionado em inglês.

Marques dos Santos, reitor da UP, referiu que a nova escola de gestão do Porto vem “criar mais massa crítica nesta área da formação de executivos”. A parceira com outras universidades, nomeadamente Minho, Aveiro e Coimbra, vai permitir uma “oferta única”, quer ao nível de MBA, quer de DBA (doutoramento).

“Somos pequenos. Cada uma das universidades actua em áreas diferentes. É preciso juntar forças nalgumas áreas para termos dimensão internacional”, acrescentou Marques dos Santos.

O projecto está a dar os primeiros passos, mas que o reitor espera que se venha a expandir, através de outras parcerias com universidades portuguesas e estrangeiras. “Será frustrante se a EGP- UBPS Associação não tiver sucesso e se daqui a cinco anos não aparecer nos rankings internacionais. É um desafio que se coloca às pessoas que vão dirigir a escola”, disse Marques dos Santos.

A EGP – University of Porto Business School Associação foi criada recorrendo apenas a investimento de privados. “Ninguém quis saber de nós. Partimos a zero de apoio público. Não está aqui um cêntimo de dinheiro do Estado”, garantiu Daniel Bessa, director da Escola de Gestão do Porto (EGP). Uma situação única, uma vez que na escola de gestão da Universidade Autónoma de Lisboa “está muito dinheiro envolvido, quer do Estado, quer de empresas públicas” acrescentou.

Empresas do PSI-20 na parceria com a UP

As 21 empresas que assinaram o protocolo com a UP são já clientes da EGP e vão agora fazer parte dos órgãos de gestão da nova escola de negócios da Universidade do Porto. A Sonae SGPS, BES, BPI, Galp Energia, Bosch Portugal, Bial, entre outras, investiram inicialmente 50 milhões de euros. “Os maiores clientes são estas empresas. Nalguns casos investiram muitas centenas de milhares de euros por ano, o que é um apoio muito grande”, referiu Daniel Bessa.

“Não são muitos os momentos em que a UP se vê acompanhada por tantas empresas. A maioria das empresas do PSI-20 faz parte deste projecto”, disse. Daniel Bessa garantiu também que no futuro a EGP – UBPS Associação vai convidar outras empresas para fazer parte do projecto.

Número de candidatos à EGP quadruplicou

Como resultado desta parceria entre a UP e cerca de duas dezenas de empresas, o número de candidatos à EGP – UBPS Associação quadruplicou. “O número de candidaturas e a qualidade de candidatos é superior ao que era no passado”, assegurou Marques dos Santos.

A primeira fase de admissões terminou esta semana. “Existem 216 potenciais candidatos. A grande maioria não vai ser, mas o número de potenciais candidatos aumentou grandemente”, referiu Daniel Bessa.

Além de MBA e DBA, a nova escola de negócios da UP vai oferecer também pós-graduações, programas de executivos de curta e média duração, seminários de alta direcção, programas de in-company training e serviços às empresas.