O professor da Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto (FEUP), Romualdo Salcedo, conquistou o primeiro lugar no Prémio Nacional de Inovação Ambiental, uma iniciativa da revista Indústria e Ambiente, com o apoio do Ministério do Ambiente e da Presidência da República.

O que são as PM10?

As PM10 são partículas poluentes existentes na atmosfera que penetram no aparelho respiratório podendo atingir os brônquios causando alergias, irritações respiratórias e doenças cardiopulmonares.

ReCyclone Electrostático é o nome do trabalho vencedor, que permite, através de um sistema de ciclones, a captura de partículas finas emitidas por processos industriais. As partículas finas, também denominadas PM10, são prejudiciais para a saúde podendo vir a causar doenças graves e até mesmo mortais.

O ciclone colector desenhado por Romualdo Salcedo destaca-se dos já existentes no mercado por ser capaz de reduzir em cerca de 50% as emissões para a atmosfera. Através da adição de um concentrado electrostático, a taxa de absorção de emissões sobe para os 90%.

Até ao momento, a redução de emissões para a atmosfera a níveis inferiores aos legais só era possível com a instalação de ciclones seguidos de filtros de mangas ou electrofiltros.

O ReCyclone Electrostático pode ser utilizado nas saídas de caldeiras de queima de biomassa, secadores de recuperação de produtos químicos, entre outros. O uso deste sistema evita os incêndios dos filtros e não usa electrofiltros, dispendiosos para as pequenas e médias empresas.