A Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto (FEUP) recebe, de 11 a 13 de Junho, o XXI Encontro Nacional da Sociedade Portuguesa de Química (SPQ). Sob o tema “Química & Inovação”, o evento aborda os novos desafios lançados pelos avanços na indústria, o desenvolvimento de novos produtos, tecnologias e processos e a interacção com outras ciências.

O encontro é organizado pela Delegação do Porto da SPQ, em colaboração com o departamento de Engenharia Química da FEUP e com o Laboratório de Processos de Separação e Reacção e Laboratório de Catálise e Materiais, tendo como objectivo tirar partido da natureza multi-disciplinar da Química.

Joaquim Faria, responsável pela organização do evento, explicou ao JPN que o simpósio vai servir para juntar “todos aqueles que trabalham em Química e Engenharia Química nas suas vertentes de ensino, investigação e indústria para que possam comunicar as suas experiências mais recentes, bem como os avanços que têm obtido nos últimos tempos”.

O responsável referiu ainda que este encontro torna-se importante na medida em que a SPQ está envolvida em publicações especializadas, “onde a percentagem de investigadores portugueses a publicar é cada vez maior”. “A SPQ tem também a missão do ensino da Química em Portugal, portanto, esta é uma oportunidade para os professores de Química virem aqui ver o que se está a fazer e o que podem levar para as suas salas de aula”, acrescentou.

Dada a importância da química para a sociedade em geral, Joaquim Faria afirma que “a Química é sem dúvida a ciência central de todas as ciências puras”. “A maior parte das pessoas não se apercebe disso, mas mesmo tudo o que vestimos, os têxteis, só são possíveis se soubermos a química que está por trás dos parâmetros que lhes dão cor e estrutura”.

No XXI Encontro Nacional da Sociedade Portuguesa de Química vão estar presentes vários especialistas internacionais na matéria, como Philippe Serp, professor catedrático na École Nationale Supérieure d’Ingénieurs en Arts Chimiques et Technologiques, de Toulouse, Nazario Martín, professor convidado da Universidad Complutense de Madrid ou John Moore, professor catedrático de Química na University of Wisconsin-Madison.