Os diferentes prémios

As distinções vão ser atribuídas nas categorias de:
– Excelência Geral em Ciberjornalismo
Breaking News
– Reportagem Multimédia
– Videojornalismo Online
– Infografia Digital
– Ciberjornalismo Académico

O Observatório do Ciberjornalismo (ObCiber) anunciou este mês a criação dos primeiros Prémios do Ciberjornalismo, com o objectivo de “reconhecer, anualmente, o que de melhor é produzido em Portugal nesta área”.

Os prémios estão abertos a todos os sites de meios de comunicação noticiosos nacionais com actualização regular nas áreas generalistas, temáticas, passando pelos de cariz nacional ou regional, com lugar, também, para os académicos, desde que os conteúdos sejam jornalísticos.

A avaliação das obras vai ser feita parcialmente através de votações online, que contam 20% para o classificação final do trabalho. Os restantes 80% (excepto na categoria de Excelência Geral em Ciberjornalismo) serão atribuídos por um júri que conta com vários especialistas nacionais e internacionais da área do ciberjornalismo.

Os nomes dos vencedores vão ser anunciados no I Congresso Internacional de Ciberjornalismo, que vai decorrer no Porto, nos dias 11 e 12 de Dezembro deste ano.

Uma instituição do Centro de Estudos de Tecnologias e Ciências da Comunicação da Universidade do Porto, o ObCiber foi fundado em Maio deste ano, visando “observar e analisar, regularmente, a evolução do ciberjornalismo em Portugal e no mundo”.