A selecção nacional saiu derrotada por 3-2 do encontro que a opôs à Alemanha para os quartos-de-final e despediu-se do Euro 2008. Duas faltas pouco habituais na defesa portuguesa permitiram aos alemães ganhar vantagem.

Primeiro por Schweinsteiger, aos 22 minutos, após uma arrancada de Podolski na esquerda. Miroslav Klose aumentou a vantagem germânica à passagem do minuto 25, penalizando da pior forma as falhas da equipa portuguesa.

Portugal concretizou por Nuno Gomes, quando faltavam cinco minutos para o final da primeira parte. Depois de Ronaldo ter surgido na área e rematado para a defesa de Lehmann, Nuno Gomes empurrou a bola para o fundo da baliza apesar da oposição de Metzelder.

Já na segunda parte, Ballack pôs fim às esperanças nacionais ao marcar o terceiro da Alemanha aos 61 minutos, novamente após um lance de bola parada, à semelhança do que já tinha acontecido no segundo golo alemão.

Hélder Postiga ainda reduziu aos 87 minutos com um golo de cabeça após um grande trabalho de Nani na esquerda. Portugal tentou inverter o resultado sobretudo com remates fora da área, mas a Alemanha acabou por ser superior e tornou mais amarga a despedida de Luiz Felipe Scolari da selecção.