Se há noite do ano em que a oferta de acontecimentos nocturnos é mais do que abundante, é a de hoje. Segunda-feira, dia 23 de Junho é noite de S. João no Porto. A noite mais longa, a mais mágica, a maior festa, as poucas horas que fazem valer 365 dias (até que chegue o próximo): as descrições podem ser muitas, os festejos ainda mais.

Com baile nas Fontainhas (22h), em Miragaia (21h30), no Viso (22h) ou na Praça da Alegria (21h), fogo de artifício um pouco por toda a cidade e muitas sardinhas na brasa, quem quiser festejar o S. João conta com várias opções, desde o começo da noite até quase ao nascer do sol.

Um dos maiores destaques vai para a Casa da Música, que a partir das 20h vai ter música na praça da Avenida da Boavista. Às 22h a Orquestra Nacional do Porto interpreta obras de vários compositores, como Strauss e Bernstein, seguindo-se, pela meia-noite, os Irmãos Catita e os Rádio Macau.

A música é outra na Praça da Batalha onde o grupo de percussão Drumming vai animar o espaço a partir das 22h, numa iniciativa do Teatro Nacional S. João, enquanto à mesma hora na Avenida dos Aliadas entram em palco os Anjos.

Para muitos o S. João não é só dia 24 e por isso a rua Cândido dos Reis desde dia 13 que tem recebido vários espectáculos. Na noite que é o culminar dessas programação mais alternativa, vai haver o inevitável bailarico. Por outro lado, no espaço Chã das Eiras, na zona da Sé, as celebrações contam com um sabor mais brasileiro e a partir das 17h há uma aula de capoeira. Aí entra em cena a música com samba, forró, entre outros géneros até às 04h.

A essa hora da madrugada, no Edifício Transparente uma diferente onda de dança vai fazer-se ouvir, com a presença do DJ Yves Larock, autor do êxito “Rise Up”, pela noite dentro.

Fogo de artifício a triplicar

À meia-noite há, como não podia deixar de ser, fogo de artifício na zona da Ribeira do Porto, enquanto no Jardim do Passeio Alegre a pirotecnia começa meia hora depois. Pela 01h15 é a vez de os foguetes se ouvirem no Largo Calém, em Lordelo do Ouro, onde horas antes vão subir ao palco os Trabalhadores do Comércio.