Vai entrar em cena no Teatro Municipal Rivoli, no Porto, a partir da próxima sexta-feira, a peça “Um Violino no Telhado“, encenada por Filipe La Féria. Este é “talvez o espectáculo mais ambicioso” que já fez na vida, assumiu, esta quarta-feira, o encenador lisboeta.

Com uma equipa de produção de 104 pessoas – La Féria fez questão de salientar, na conferência de imprensa de apresentação da peça, que apenas cinco são de Lisboa -, o encenador afirma que a obra foi “até agora, o maior êxito de sempre do teatro musical”, a par do “Fantasma da Ópera”.

La Féria classifica o texto de “Um Violino no Telhado” como “uma grande lição de humanidade”, que “só com uma grande dose de irresponsabilidade e loucura” é que se leva ao palco.

Protagonizado por José Raposo e por Rita Ribeiro, “Um Violino no Telhado” é uma “história muito humana” que retrata as relações entre pais e filhos, situada na Rússia do início do século XX e que “tem muito a ver com uma sociedade em que, de um dia para o outro, os ventos de mudança chegam”, descreve La Féria.

Um milhão e meio de visitantes em 13 meses de peças

A peça de Jerry Bock e Sheldon Harnick vai ser levada ao palco do grande auditório do Rivoli um ano e um mês depois de ter sido apresentado o primeiro espectáculo de La Féria no teatro. Nesse período de tempo, nas contas do encenador, um milhão e meio de pessoas terá visitado o Rivoli, num balanço que “correspondeu às expectativas”. “Todo o dinheiro que ganhámos e mais está agora enterrado nesta produção. É assim que eu sempre fiz”, afirmou.