O terceiro Festival Mestiço começa esta quinta-feira na Casa da Música com uma noite em que se vão encontrar duas das mais populares dimensões da música do mundo: os sons latinos e a imparável energia dos Balcãs.

O alemão Uwe Schmidt, que encarna a personagem Señor Coconut, leva ao palco da Sala 2 um misto de música latina com inspiração electrónica (de Kraftwerk a Eurythmics, passando por Daft Punk). É a perspectiva deste artista radicado na América do Sul sobre géneros que dificilmente se encaixariam nas sonoridades latinas.

O outro cabeça de cartaz da primeira noite do evento é Boban Markovic. Nome maior, a par de Goran Bregovic, da música dos Balcãs, lidera a sua Orkestar há cerca de 17 anos. Vencedor de vários prémios locais e internacionais, Boban Markovic, que vem ao Porto acompanhado pelo seu filho Marko, ficou mais conhecido do público da Europa Ocidental aquando da participação no filme Underground de Emir Kusturica, em 1995. A abrir a noite vão estar os Kumpania Algazarra.

Na sexta-feira, o hip-hop é o estilo mais presente com o brasileiro Marcelo D2, MC K e os Manif3stos com a colaboração do artista cabo-verdiano Dany Silva.

Toots, Amadou&Mariam em destaque

No sábado, Toots&The Maytals encabeçam uma noite dedicada ao reggae. Os históricos músicos jamaicanos, liderados por Toots Hibbert, são das formações mais influentes do género, tendo marcado a sua presença no panorama da Jamaica desde a década de 60. A acompanhá-los no cartaz da noite de sábado estão os The Dynamics e Freddy Locks.

Na última noite do Festival Mestiço o destaque pertence a Amadou&Mariam, um duo cego do Mali que já lançou um álbum produzido por Manu Chao. Os Timbila Muzimba, orquestra de xilofones vinda de Moçambique, antecedem a dupla do Mali. O primeiro nome da noite é o dos Extra Golden, um grupo de norte-americanos e quenianos que mistura rock com sons tradicionais africanos.

Os bilhetes custam 10 euros para cada noite e os concertos de sexta a domingo realizam-se na Praça da Casa da Música, ao contrário dos de quinta-feira que decorrem na Sala 2.