A Associação Empresarial de Portugal (AEP) e a Confederação de Empresários de Pontevedra (CEP) assinaram esta segunda-feira um protocolo cooperação. O acordo pressupõe um trabalho conjunto em várias áreas, com vista à consolidação do espaço transfronteiriço galaico-português.

O desenvolvimento das vias de comunicação, nomeadamente da via-férrea, entre as cidades de Vigo e Porto é considerado por José António Barros, o novo presidente da AEP, como “fundamental” e uma “alternativa” para o transporte de mercadorias.

“O importante é um transporte fluido e fácil entre o Porto e Galiza”, disse. “O TGV é altamente questionável para o transporte de mercadorias”, disse. Além da via terrestre, as duas instituições pretendem também articular o transporte marítimo entre as duas cidades.

Cooperação abrange PME

As relações empresariais, principalmente através das Pequenas e Médias Empresas (PME), é outras das áreas em que as duas instituições vão trabalhar conjuntamente. Desenvolver PME e, ao mesmo tempo, consolidar o eixo Porto-Vigo é o grande objectivo.

O presidente da CEP, José Manuel Fernández Alvariño, considera que as duas instituições vão, assim, “caminhar juntas”. Ao nível das PME, a AEP e a CEP podem “escolher conjuntamente possibilidades de negócio”.

Neste sentido, vai realizar-se anualmente e em alternância entre as duas cidades, o “Fórum de Dinamização do Eixo Vigo-Porto”. Em discussão vão estar os investimentos em infra-estruturas, as possibilidades de cooperarão empresarial, as oportunidades de negócio, os intercâmbios comerciais, entre outros temas.

O turismo, os portos e a construção foram outras das áreas também representadas na reunião desta segunda-feira. José António Barros referiu que o primeiro passo está dado: “Mais do que necessário era inevitável caminharmos juntos. O resto é trabalho e vai fazer-se”. O presidente da CEP acrescentou ser ainda importante “transmitir à classe política esta união e cooperação”.

O protocolo entre a Associação Empresarial de Portugal e a Confederação de Empresários de Pontevedra pressupõe não só a troca de informações entre as instituições, mas também a cooperação em áreas como a logística, os portos e transportes, a divulgação e apoio de parques empresariais, a elaboração de estudos de âmbito transfronteiriço e a realização de missões empresariais.

O protocolo entre a AEP e a CEP vem aprofundar e prorrogar até ao final de 2009 um convénio de colaboração que as entidades já tinham assinado em Setembro de 2005.