A Porto Vivo anunciou, segunda-feira, a criação de um plano de gestão para a área do Porto considerada Património Mundial, o centro histórico, mais de 11 anos depois da classificação da zona pela UNESCO.

O Estudo de Desenvolvimento Estratégico para a UGAU CH (Unidade de Gestão de Área Urbana do Centro Histórico do Porto) [PDF] realizado pela Porto Vivo – Sociedade de Reabilitação Urbana (SRU), prevê a criação de um plano de gestão que seja desenvolvido ao longo do segundo semestre de 2008 pela SRU e pela Câmara do Porto.

O projecto tem como objectivo a preservação e conservação do Centro Histórico do Porto (CHP) como “parte integrante da cidade, pensando-a como um lugar para habitar e trabalhar, lugar de consumo e produção e como lugar de lazer e recreio”. A primeira unidade de gestão do CHP vai ser criada no eixo das ruas Mouzinho da Silveira e das Flores, Morro da Sé, Praça do Infante e Largo de S.Domingos.

As principais áreas estratégicas de intervenção incluem urbanismo, conservação preventiva, transportes e mobilidade, ambiente, segurança e prevenção, regeneração social, comércio e empreendedorismo, educação e investigação, cultura e indústrias criativas e turismo.

Financiamento comunitário é hipótese

O principal financiador do projecto é a Câmara do Porto, mas, João Braz Pereira, da Porto Vivo, referiu que o modelo de gestão já se candidatou a fundos comunitários.

O estudo de desenvolvimento estratégico para a UGAU CH, elaborado entre Novembro de 2007 e Junho de 2008, prevê a criação de outros projectos em paralelo, nomeadamente a dinamização do CHP como local turístico e de aprendizagem, a realização de um documentário acerca da reabilitação do Morro da Sé, instalação de sinalética e mobiliário urbano e arte urbana em edifícios degradados, entre outros.

O projecto materializa um plano de acção para um prazo de três anos em torno de três áreas temáticas principais: actividades económicas e turismo; espaço público e segurança; e cultura e animação urbana.