Experiências, debates e jogos são algumas das actividades à espera dos estudantes do ensino básico e secundário na Universidade Júnior. Pelo quarto ano consecutivo, a Universidade do Porto (UP) recebe alunos do 5º ao 11º ano, durante o mês de Julho.

Conhecer os cursos da UP, esclarecer dúvidas e trocar experiências são as principais mais-valias que os estudantes retiram do programa. Os 5.300 jovens, entre os 11 e os 17 anos, que vão participar na Universidade Júnior, dividem-se entre os mais novos que esperam conhecer a profissão a seguir e os mais velhos que já têm uma ideia formada.

“Quero seguir Direito e aproveitei para ter uma ideia do que me vai esperar daqui a uns anos”, referiu Emanuel Lopes. O estudante de Esmoriz vai passar a primeira semana de Julho na Faculdade de Direito da Universidade do Porto (FDUP) e, para já, está satisfeito com o programa. Também inscrita na Universidade Júnior está Sandra Inácio. A jovem explicou ao JPN actividades que já fez na FDUP, desde visionamento de filmes sobre direitos humanos a conversas sobre os direitos dos cidadãos.

Bárbara Pereira, a participar pela segunda vez, escolheu o curso de Ciências da Comunicação. Apesar de não querer seguir esta área, a estudante está a gostar da experiência. “Gosto muito de escrever e até agora estou a adorar o curso”. No terceiro dia da Universidade Júnior e para avaliar a fundo as potencialidades da licenciatura os estudantes utilizaram o estúdio de rádio e puderam mesmo entrevistar o reitor da UP, Marques dos Santos.

Coordenação dos participantes fica a cargo de monitores

Os estudantes inscritos estão divididos em grupos de acordo com as idades e anos escolares. Em cada grupo existem várias turmas e cada uma delas tem no máximo 14 alunos. A coordená-los está um monitor.

Francisca Rodrigues é aluna do 5º ano de Farmácia e monitora pela primeira vez. De acordo com a estudante, este tipo de programas permite que os jovens fiquem, por um lado, com uma “ideia diferente das saídas de cada curso” e, por outro, comecem “a ter ideia daquilo que querem seguir no futuro”.

“Conhecer o caminho para o futuro”

A par de outras actividades como a Mostra da UP, “a Universidade Júnior surge como uma forma de abrir a universidade para a sociedade” referiu esta quarta-feira o reitor Marques dos Santos, durante uma visita a várias faculdades.

“Conhecer o caminho para o futuro, diminuir o abandono escolar e atrair os bons estudantes para a Universidade do Porto” são os grandes propósitos da Universidade Júnior de acordo com o reitor da UP.

Além do programa “Verão em Projecto” para alunos do 9 ao 11º anos, a Universidade Júnior tem também escolas de línguas e programas para o 5 e 6º anos (“Experimenta no Verão”) e do 7 e 8º anos (“Oficinas no Verão”). Dos 11 aos 17 anos, os jovens podem ocupar os tempos livres de uma forma diferente. À espera têm mais de 120 actividades espalhadas pelas 14 faculdades e 69 unidades de investigação.