A Biblioteca Geral da Universidade de Coimbra (BGUC) e a Google estabeleceram um acordo para a disponibilização das publicações da instituição no Pesquisa de Livros do Google, função que permite a qualquer utilizador aceder a textos de várias partes do mundo.

A BGUC é a primeira em Portugal a estabelecer este tipo de acordo com a Google e irá disponibilizar na íntegra e de forma gratuita 600 livros e publicações, entre as quais monografias, separatas e publicações periódicas de interesse histórico-cultural como a Acta Universitatis Conimbrigensis e a revista da Universidade de Coimbra.

O director geral da BGUC, Carlos Fiolhais, explicou ao JPN que este acordo “é a coisa mais natural do mundo” e classifica-o como “um casamento de interesses entre a Internet e os livros”. “A Internet é amiga dos livros”, diz, considerando que esta parceria facilita o conhecimento dos mesmos a um maior número de pessoas. “É uma honra trabalhar com a Google”.

“A Pesquisa de Livros do Google é uma ferramenta inovadora que serve também como uma arma poderosa para se procurarem os livros, disponibilizando a qualquer pessoa que esteja na Internet a possibilidade de pesquisar datas, nomes ou excertos de vários livros, assim como ver na íntegra outros”, explica. O director admite que as publicações estarão “o mais possível na íntegra, embora haja excepções devido a direitos de autor”. Nesses casos, só será publicado parte do conteúdo.

Segundo Carlos Fiolhais, é difícil dizer ao certo quantos livros possui a biblioteca, embora afirme que no total deverão ser cerca de 2,5 milhões de obras, tornando a BGUC uma biblioteca de referência nacional. Parte das obras que estarão disponíveis na Internet fazem parte da Biblioteca Joanina, que é constituída por cerca de 200 mil volumes de obras dos séculos XVI e XIX.

Luís Collado, responsável pelas parcerias estratégias da Google em Portugal, referiu, em comunicado, que esta parceria “representa um importante passo” para o Pesquisa de Livros do Google em Portugal. “É uma honra para a Google poder trabalhar com a mais antiga universidade portuguesa permitindo o acesso a mais livros em português”, diz a nota.