A eurodeputada Elisa Ferreira afirmou, sexta-feira, que o anúncio da candidatura de Rui Rio foi uma “falsa saída”, à margem do seminário “Novas Políticas da União Europeia”, que decorreu esta quinta e sexta-feira na Escola de Direito da Universidade Católica Portuguesa (UCP), no Porto.

A provável candidata do PS à Câmara do Porto criticou a confusão do PSD em relação ao anúncio dos candidatos a apresentar nas eleições autárquicas de 2009, à semelhança do que afirmara em entrevista ao “Diário Económico” desta sexta-feira.

Esta segunda-feira, Marco António Costa, presidente da distrital social-democrata do Porto, afirmou que o PSD vai “recandidatar todos os presidentes de câmara em exercício no distrito”, incluindo o do Porto. No dia seguinte, em comunicado, Rui Rio não confirmou a recandidatura. Para o actual presidente da Câmara do Porto, “há, seguramente, um tempo para tudo”.

Também Elisa Ferreira não confirma a possibilidade de se apresentar como a candidata do PS à Câmara do Porto. Considera que uma apresentação dos candidatos às autárquicas “antes do verão seria extemporâneo”.

Contudo, Elisa Ferreira mostra-se disponível para se tornar na candidata oficial do PS. “Gosto de participar e gosto de dar o meu contributo, se for considerado positivo, para ajudar este país, ajudar esta região e ajudar a minha cidade”, afirmou. Por enquanto, assegura, manter-se-á no Parlamento Europeu.