A Câmara da Maia vai disponibilizar sete mil pen drives para os alunos do ensino básico. Pioneira em Portugal, a iniciativa pretende tornar mais cómoda a vida dos pequenos estudantes, que andam normalmente carregados de livros. Embora não deixem de usar os manuais escolares, os alunos vão acesso a um conjunto de conteúdos e materiais em formato digital, tudo reunido numa simples pen (um dispositivo portátil que permite armazenar e transportar ficheiros informáticos).

Esta ferramenta faz parte do projecto “Caderno Digital” que vai ser implementado no ano lectivo 2008/2009 em todas as escolas básicas da cidade.

O projecto tem também o intuito de promover uma maior interacção com as novas tecnologias, assim como expandir a ligação entre pais, educandos, professores e município. O “Caderno Digital” vai disponibilizar aulas com modelos de trabalho para os alunos, actividades e jogos pedagógicos, notícias, destaques e galerias de trabalhos para auxiliar as aulas de Português, Matemática, Inglês e Estudo do Meio.

Ferramenta complementar

Carlos Moreira, o director pedagógico da Lusoinfo, empresa que fornece este projecto, explicou ao JPN que “os conteúdos inseridos na pen vão estar de acordo com o programa lectivo e terão conteúdos diferenciados, funcionando também como um porta-fólio, onde os alunos podem guardar os seus trabalhos”.

“É um produto inovador, que permite uma enorme mobilidade, portabilidade e que funciona em suportes diferentes: nos quadros interactivos, em casa ou na escola. Mas não pretende substituir os manuais: é uma ferramenta complementar e transversal”, esclareceu o director.

250 quadros interactivos

Os professores também irão receber uma pen para produzirem conteúdos para as aulas, além de formação específica para trabalhar com os novos equipamentos e para que possam aproveitar todas as potencialidades do sistema.

A Câmara da Maia vai ainda distribuir 250 quadros interactivos pelas escolas da cidade para que todos possam usufruir das potencialidades das novas tecnologias.

As pen drives podem ser actualizadas na escola ou em qualquer computador com acesso à Internet e possibilitam também o acesso a notícias e actividades da autarquia e aos sites mais úteis do concelho. O “Caderno Digital” abrange apenas o ensino básico. A Lusoinfo equaciona alargar a sua utilização à disciplina de Música.