As obras de requalificação da rua Miguel Bombarda arrancam segunda-feira, anunciou a Câmara do Porto. Ainda durante este ano, deve também iniciar-se a intervenção na rua da Boa Nova, que liga a Miguel Bombarda aos jardins do Pavilhão Rosa Mota. A intervenção global estará concluída, nos cálculos da autarquia [PDF], em meados de Janeiro de 2009.

As obras de requalificação na zona vão custar mais de meio milhão de euros, segundo nota publicada no site da autarquia. Como o JPN já noticiou, a rua Miguel Bombarda será pedonal, mas está garantido o acesso das viaturas dos moradores com garagem, para cargas e descargas e veículos prioritários. Em determinados períodos, como as horas de ponta, a rua poderá ser aberta ao trânsito geral. Já a rua Boa Nova permanece aberta ao trânsito.

A intervenção passa ainda por reformular as infra-estruturas existentes (como a iluminação pública e o pavimento) e por combater o estacionamento ilegal, prática diária naquela zona.

Um texto do gabinete de Filipe Oliveira Dias, arquitecto responsável pelo projecto, refere que o objectivo é reforçar a aposta da rua no comércio de arte. “Constitui (…) uma natural expectativa que a rua Miguel Bombarda venha a ter notoriedade idêntica à de conhecidas ruas congéneres, que todos procuramos visitar em Londres, Paris, Roma e outras diversas capitais”, diz.

O revestimento do pavimento vai ter sete desenhos distintos e uma série de caras, esculpidas em granito, da autoria do portuense Ângelo de Sousa.