Foi menos arrebatador o segundo dia do festival Optimus Alive. Menos afluência e menos correrias entre o palco Optimus e o Metro On Stage transformaram esta sexta-feira num dia mais calmo em comparação com o dia anterior, mas a qualidade não deixou de estar presente.

O nome principal do dia dispensa apresentações. 67 anos e mais de quatro décadas de carreira, Bob Dylan não precisa dar provas do seu valor a ninguém. Munido da sua inseparável harmónica, vestido de forma muito particular e quase sempre de perfil para o público, a lenda matou as saudades de muitos, realizou o sonho de outros, mas não conquistou quem nunca se deixou conquistar antes.

Até canções eternas como “Don’t Think Twice, It’s All Right”, “Highway 61 Revisited”, “Tangled Up In Blue” ou “Ballad of a Thin Man” demoraram a ser reconhecidas pelo público, tal era a diferença em relação ao original. Após algumas desistências e demonstrações de desilusão da parte de algum público, o encore trouxe algumas palavras de Bob Dylan, ainda que tenham sido só para apresentar a banda que o acompanhou.

O concerto terminou em reconciliação com os desiludidos: “Like a Rolling Stone”.

“Please MTV, play music again”

Má notícia para a organização e para os fãs de Nouvelle Vague: o voo de Paris foi cancelado e a banda não estaria presente. Boas notícias para os fãs de John Butler Trio, que acabavam de ganhar mais 40 minutos de boas vibrações vindas de quatro músicos que viajaram da Austrália para dar algum reggae, rock e até um pouco de ritmos tribais.

Apesar de não ser a estreia do colectivo em Portugal, muitos eram aqueles que desconheciam aquilo de que este trio, acompanhado de um teclista, era capaz, mas fica a certeza de que John Butler Trio ganhou muitos fãs. Temas como “Zebra”, “Something’s Gotta Give” ou “Used To Get High” fizeram as delicias do público, criando um ambiente positivo em frente ao palco Optimus.

Não há como não destacar a voz agradável de John Butler e a percussão de Michael Barker, dois protagonistas de vários momentos de improvisação que envolveram o público no espectáculo. John Butler teve ainda tempo para se queixar da falta de qualidade da MTV: “Sempre que ligo a televisão constato que não passa música na MTV”. O artista terminou com um pedido: “Por favor, MTV, voltem a passar música!”

Seguindo a heterogeneidade do cartaz, depois de Bob Dylan e da debandada do público, era a vez dos Within Temptation encherem as medidas a um público específico. O metal gótico da banda holandesa tem na voz de Sharon den Adel o seu trunfo principal e temas como “What Have You Done” ou “Stand My Ground” satisfizeram os fãs.

A noite terminou em festa com o kuduro dos Buraka Som Sistema. Na companhia de Deise Tigrona, Pac Man dos Da Weasel e ainda dos Pupilos do Kuduro, os Buraka mereceram que se ficasse no recinto até ao fim para ouvir “Yah!”, “Wawaba” ou “Sound of Kuduro”. No palco Metro On Stage o dia foi dedicado à electrónica francesa, mas a afluência foi quase nula quando comparada à constante enchente verificada no dia anterior.