Pela primeira vez as Faculdades de Engenharia (FEUP) e de Letras (FLUP) da Universidade do Porto abrem as portas ao simpósio internacional na área de biblioteca e ciência da informação (BOBCATSSS). Sob o lema ”Challenges for the New Information Professional” (Os desafios do novo profissional da informação), estudantes de todo o mundo e especialistas da área das ciências da informação vão assistir entre os dias 28 e 30 de Janeiro de 2009 a conferências e vão poder participar em workshops.

Há já 16 anos que se realiza este simpósio sempre em torno da ideia do acesso à informação. A professora do curso Ciências da Informação da FLUP Elisa Cerveira acredita que “o BOBCATSSS 2009 vai marcar o ponto de viragem, porque é introduzida uma nova vertente que tem a ver com a informação independentemente da instituição biblioteca, precisamente para abrir a porta a outras empresas, a outras estruturas que trabalham com a informação”.

A organização do evento está a cargo de um grupo de alunos da Universidade do Porto e outro da Universidade de Tampere na Finlândia, uma vez que existem vários protocolos entre a UP e este estabelecimento de ensino. A equipa escandinava ficou com a responsabilidade de aceitar as inscrições para o simpósio, pelo controlo financeiro e pelo site, enquanto o grupo de trabalho português comprometeu-se a dar apoio na parte logística.

Susana Oliveira, uma das coordenadoras deste projecto, salientou ao JPN que a principal dificuldade sentida na organização do evento tem sido “conseguir patrocinadores, tanto aqui em Portugal como na Finlândia”. O BOBCATSSS 2009 tem o apoio da UP, no entanto, Susana Oliveira sublinha que “este é um evento que envolve muitos custos”, afinal de contas “receber centenas de estudantes implica sempre saídas para eventos sociais, um jantar de boas- vindas, visitas guiadas e festas.

Semanalmente, os coordenadores portugueses e finlandeses do simpósio BOBCATSSS 2009 reúnem-se através do Messenger e da plataforma Moodle para definir estratégias e fazer um ponto da situação sobre o trabalho desenvolvido.

Em Agosto, os dois grupos de trabalho vão seleccionar as propostas para as conferências, workshops e os pósteres que vão integrar o simpósio para depois então ser definido o programa para os três dias do evento. A organização está à espera de receber 400 pessoas de todas as partes do mundo para o BOBCATSSS 2009.