Depois de mais algumas semanas de dúvidas, o Futebol Clube do Porto vai mesmo participar na Liga dos Campeões Europeus 2008/09. O Tribunal Arbitral do Desporto deu a conhecer esta terça-feira a decisão sobre os recursos apresentados por Benfica e Vitória de Guimarães em relação à participação dos campeões nacionais na prova.

No comunicado (em PDF) emitido pela instituição sediada em Lausanne lê-se que “os recursos apresentados a 26 de Junho por Benfica e Guimarães contra a decisão tomada, no dia 13, pela Comissão de Apelo da UEFA foram indeferidos”.

Em causa estava a punição aplicada pela Comissão Disciplinar da Liga Portuguesa, dentro do processo “Apito Final”, ao multar e retirar seis pontos ao Futebol Clube do Porto por tentativa de corrupção. Na sequência desse castigo, a Comissão de Disciplina da UEFA veio a colocar a hipótese do FC Porto ficar de fora da Liga dos Campeões, decisão que foi rejeitada pelo Comité da Apelo do organismo e remetida novamente para a Comissão de Disciplina.

Segundo as leis do organismo máximo do futebol europeu, todos os clubes envolvidos em situações de corrupção dentro do seu país não podem participar em competições exteriores. No entanto, por este ser um caso de corrupção não consumada, a equipa do Porto não será excluída.

A UEFA já reconheceu e aceitou a decisão do Tribunal Arbitral do Desporto. “Como resultado [desta decisão], o assunto fica como comunicado pela UEFA a 16 de Junho de 2008, na sequência da decisão do Comité de Apelo. Isto significa que o FC Porto vai ser admitido na Liga dos Campeões 2008/09”, indicava o site da UEFA.