O ministro da Cultura, José António Pinto Ribeiro, adiantou, no passado sábado, no Museu de Serralves, alguns detalhes sobre o futuro pólo de cinema no Porto, afirmando que a cidade vai receber uma cinemateca própria e não uma extensão da que existe em Lisboa. A estrutura, com contornos ainda por definir, vai ter o nome de uma figura da cidade muito ligada ao cinema: Henrique Alves Costa.

Esta terça-feira, o presidente da Câmara Municipal do Porto, Rui Rio, referiu que a autarquia tem estado em contacto com o Ministério da Cultura (MC) para o desenvolvimento deste projecto e afirmou, citado pelo jornal “Público”, que “se calhar até ao final do mês de Julho” já serão conhecidos os detalhes da nova instituição. Contactado pelo JPN, o assessor de imprensa do MC, Rui Peças, não confirma, porém, que até ao fim do mês estejam disponíveis para divulgação os pormenores de uma cinemateca na cidade.

Neste momento, sabe-se, então, que no Porto vai ser criada uma cinemateca com o nome de Henriques Alves Costa e que esta iniciativa conta com o apoio do MC e da Cinemateca Portuguesa, dirigida por João Bénard da Costa. Tem, também, sido dito pelo ministério que quem vai estar à frente dessa instituição vão ser pessoas do Porto que programem “de acordo com as necessidades da cidade”.

Casa das Artes pode não receber cinemateca

Por outro lado, falta ainda definir várias outras questões, começando pelo espaço. “Não é certo que [a cinemateca] venha a ser na Casa das Artes”, afirmou Bénard da Costa, na passada sexta-feira, acrescentando que essa é uma de várias hipóteses a serem estudadas. O assessor de imprensa do MC, Rui Peças, contactado pelo JPN, diz não ter conhecimento de que estejam a ser analisados outros espaços.

Bénard da Costa, que falou após a conferência de imprensa de apresentação da exposição sobre Manoel de Oliveira em Serralves, disse que a Cinemateca Portuguesa tem, também, sido contactada por vários agentes culturais do Porto no sentido de colaborar neste projecto.