Um simulador cardiorrespiratório “único no país” faz parte do leque de cerca de 40 simuladores clínicos que os alunos de Medicina do Instituto de Ciências Biomédicas Abel Salazar (ICBAS) têm à disposição desde Abril.

Os modelos foram reunidos num espaço do Hospital de Santo António – o laboratório de simuladores clínicos – e representam um investimento na ordem dos 175 mil euros. De acordo com Sousa Pereira, presidente do Conselho Directivo do ICBAS, o equipamento foi “maioritariamente adquirido” pela instituição, enquanto o restante material e as instalações do laboratório resultaram do investimento do Hospital de Santo António.

O laboratório de simuladores proporciona aos alunos o contacto com um conjunto “alargado” de equipamentos e permite “poupar os doentes ao exame físico”, pelo que Sousa Pereira considera-o uma “ferramenta essencial para melhorar a qualidade do ensino prático”.

Inicialmente dirigido aos alunos, o laboratório de simuladores clínicos pretende abranger o ensino pré e pós-graduado e permitir a “actualização das performances” dos profissionais de saúde, diz o presidente do Conselho Directivo do ICBAS.

Para além do simulador cardiorrespiratório, que permite simular “todas” as patologias pulmonares e cardíacas, o laboratório de simuladores clínicos conta com modelos de simulação de suporte básico de vida, de suporte imediato de vida, de exame ao fundo dos olhos e ouvidos, de toque rectal, de entubação de doentes, obstetrícia e ginecologia, entre outros.