A companhia de teatro Comuna não virá ao teatro municipal Rivoli apresentar algumas das suas peças no princípio do próximo ano, como o encenador Filipe La Féria tinha sugerido no fim de Junho.

La Féria tinha apenas lançado a hipótese de que a vinda da Comuna ao Rivoli poderia acontecer em Fevereiro de 2009, mas a companhia de Lisboa já pôs essa hipótese definitivamente de lado. “Não vamos por questões monetárias”, confirmou ao JPN Rosário Silva da Comuna. “Se fôssemos tinha de ser tudo a nosso cargo”, disse, explicando que nessas circunstâncias não seria possível virem ao Porto.

“Se uma companhia nos convidar teremos todo o gosto em ir”

A responsável da companhia de Lisboa acrescentou, ainda, que a Comuna pretendia trazer as peças “Do Desassossego”, criada a partir de “O Livro do Desassossego” de Bernardo Soares (um dos heterónimos de Fernando Pessoa), e “A Afilhada de Santo António”, um espectáculo para crianças.

Rosário Silva deixa, no entanto, em aberto a possibilidade de a Comuna vir ao Porto no futuro. “Se uma companhia nos convidar teremos todo o gosto em ir”.

FITEI não convidou Comuna por limitações financeiras e aposta em novos grupos

“Quando íamos ao Porto íamos por convite do FITEI [Festival Internacional de Teatro de Expressão Ibérica]. Desde que a direcção mudou nunca mais fomos convidados”, disse Rosário Silva.

Segundo o director artístico do FITEI, Mário Moutinho, o facto de a Comuna não ter sido convidada nos últimos anos “não tem a ver com a nova direcção, mas com várias limitações”, particularmente a nível financeiro. “O FITEI continua a ter fortes limitações financeiras”, diz Moutinho ao JPN, salientando que o festival tem preferido o estabelecimento de parcerias com várias companhias para dar a volta a esta situação.

Por outro lado, o responsável do FITEI realça que desde 2005, quando assumiu funções a actual direcção, tem sido “privilegiada a presença de espectáculos mais contemporâneos” no âmbito do festival, o que também pode ser encarado como uma razão para companhias como a Comuna não terem sido convidadas, no sentido de dar oportunidades de exposição a novos grupos.

FITEI gostava de trazer ao Porto grandes companhias

Mário Moutinho ressalva que “tem um grande respeito e admiração pelos espectáculos” de teatro da Comuna e que, desde o começo da sua carreira teatral, segue com muita atenção o trabalho do grupo encabeçado por João Mota e “só circunstancialmente” é que o conjunto de Lisboa não foi convidado.

O director artístico do FITEI diz que, para além da Comuna, gostaria de poder trazer ao Porto companhias como a Cornucópia, o Novo Grupo ou o Teatro Experimental de Cascais. “Preciso é de ter condições financeiras para o fazer”.