O cartaz pode não ter a qualidade de outros anos, mas há um nome no programa do festival de Paredes de Coura deste ano que chama imediatamente a atenção: The Sex Pistols. A lendária banda punk britânica, que marcou o género e lançou as bases para a popularização do estilo, vai actuar pela primeira vez em Portugal, esta quinta-feira, no festival minhoto.

O grupo de Johnny “Rotten” Lydon vai encerrar a noite do primeiro dia do festival que vai decorrer até ao próximo domingo. Os Sex Pistols são porventura a banda que mais continua associada à palavra punk, particularmente devido ao álbum “Never Mind the Bollocks, Here’s the Sex Pistols”, lançado em 1977 e toda a polémica que daí adveio. A morte do guitarrista baixista Sid Vicious em 1979 só veio contribuir para o mito da banda.

No mesmo palco que os Sex Pistols tocam hoje os portugueses Bunnyranch e X-Wife, seguidos dos The Bellrays e Mando Diao.

Na noite de sexta-feira, o encerramento volta a estar a cargo de uma banda britânica, neste caso os Primal Scream de Bobby Gillespie. A acompanhá-los no cartaz desse dia estarão Two Gallants, The Rakes, The Sounds e os The Editors.

No sábado, a noite abre com Spiritual Front e fecha com Wray Gunn. Inicialmente a última banda em palco deveria ser Mars Volta, mas problemas de logística fizeram com que o grupo tivesse de actuar mais cedo. Os Mars Volta foram criados a partir das cinzas da banda At the Drive-In que, com o álbum “Relationship of Command”, criou um dos melhores discos das últimas décadas. Na mesma noite, Paredes de Coura vai assistir também a The Teenagers e dEUS.

O último dia do festival tem como cabeças de cartaz os Thievery Corporation e os The Lemonheads de Evan Dando. Durante o resto da noite o cartaz conta com Ra Ra Riot, com Au Revoir Simone, com uma banda de tributo a Joy Division e com Biffy Clyro.

Pelas tardes, a partir das 16h30, vai haver Jazz na Relva e às 17h30 começam os concertos no palco Ibero Sounds Fanta Play On. Depois dos espectáculos no palco principal, os espectadores vão poder continuar a noite num palco After Hours, sempre pelas 02h00.