A Câmara Municipal de Vila Nova de Gaia vai propor, na próxima semana, ao Executivo portuense a constituição de uma equipa técnica que estude a criação de três novas pontes sobre o rio Douro que estabeleçam a ligação entre as duas cidades. O objectivo, segundo o vice-presidente da Câmara de Gaia, Marco António Costa, é ter, até ao fim do ano, “um consenso técnico” acerca das novas pontes que possibilite um “consenso político”.

“Sem o consenso de ambas as câmaras não é possível” avançar com novas ligações entre Gaia e Porto, afirmou o vice-presidente da autarquia de Gaia, em conferência de imprensa, esta sexta-feira. “Uma câmara deseja pontes e a outra deseja pontes”, sublinhou Marco António Costa. “Seria um sinal de miserabilismo da região os dois municípios não aproveitarem a oportunidade”, frisou o autarca, realçando que é possível obter o financiamento do QREN (Quadro de Referência Estratégico Nacional) para estes empreendimentos.

A conferência de imprensa contou com a presença do professor da Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto (FEUP) António Adão da Fonseca, autor do estudo sobre a construção das três pontes: uma exclusivamente pedonal (entre as ribeiras de Porto e Gaia), uma mista rodoviária e ferroviária para o Metro (entre o Campo Alegre e a Arrábida) e uma ferroviária para o comboio de alta velocidade (entre o Palácio de Cristal e o Castelo de Gaia).

“Estamos a falar de uns míseros 50 milhões de euros”

Segundo estimativas do professor da FEUP, a ponte pedonal custaria 11 milhões de euros, enquanto a que se destina ao trânsito do comboio rápido necessitaria de 16,8 milhões de euros. Por seu lado, a ligação mais cara seria a ponte rodoviária e de metro, que custaria 32 milhões de euros. Adão da Fonseca lembrou que o valor total das três pontes – 50 milhões de euros – equivaleria a “um décimo do valor da ponte Chelas-Barreiro”.

“Estamos a falar de uns míseros 50 milhões de euros”, disse Marco António Costa, comparando esse valor com os vários investimentos que estão a ser feitos em Lisboa na área das obras públicas.