Parte do Estado “mantém-se como está”

A Quinta do Covelo é 55% parte da Câmara Municipal do Porto, 45% parte do Estado através do Ministério da Saúde. “Faria todo o sentido que o parque passasse para a Câmara”, disse o presidente da autarquia, Rui Rio. O edil criticou os “preços exorbitantes” pedidos pelo ministério para a venda do restante espaço. Assim sendo, a parte pertencente ao Estado “mantém-se como está”. “E nós vamos trabalhando”, rematou Rio.

A Quinta do Covelo, no Porto, vai ser alvo de uma intervenção de modo a recuperar o espaço para que se torne num parque urbano, dando especial atenção às crianças. A Câmara Municipal do Porto anunciou esta segunda-feira que vai investir cerca de 900 mil euros para recuperar a área.

O objectivo é, segundo o presidente da Câmara, Rui Rio, chamar mais público adulto e permitir que “as pessoas possam usufruir do Parque do Covelo”, actualmente “pouco aproveitado”.

O projecto inclui a criação de um parque infantil, como extensão da horta pedagógica que já funciona na quinta, uma zona de esplanada com quiosque, um auditório, um teleférico para crianças e vários espaços de entretenimento infantil, como balizas e um recreio informático aliado a jogos de computador. O muro que separa o jardim do resto da vizinhança vai ser substituído por uma vedação metálica para que a quinta seja mais articulada com a zona urbana.

Para além das áreas que vão ser integradas na Quinta do Covelo, serão estabelecidos espaços de estacionamento e vai ser feito um “realinhamento dos passeios”.

“Esta intervenção irá contemplar a introdução de terra vegetal, a instalação das redes de iluminação, rega e drenagem, a colocação de pavimentos apropriados, mobiliário urbano, equipamentos infantis e vegetação”, refere a nota de imprensa distribuída esta manhã.