O dia começou às 9h locais (02h em Lisboa) para a participação portuguesa. Manuel Silva teve a primeira de duas jornadas de qualificação no tiro com armas de caça, variante trap – fosso olímpico. O atirador obteve um total de 68 pontos, o que o deixa provisoriamente no 22º lugar e com poucas hipóteses de atingir a final.

Também no tiro, mas em pistola de ar comprimido, João Costa liderava no fim da primeira série, ao ser o único a conseguir o máximo possível de 100 pontos. O português comprometeu, porém, as suas aspirações nas séries seguintes, terminando na 18ª posição, a dois pontos da final. A prova foi ganha pelo chinês Wei Pang.

Ana Hormigo perto do bronze

A judoca estreante nas Olimpíadas conseguiu o sétimo lugar na categoria -48kg, ao perder com a russa Lyudmila Bogdanova na final das repescagens. Hormigo ficou, assim, apenas a um combate da disputa pela medalha de bronze e igualou o melhor resultado de sempre do judo feminino português.

No badmington, Ana Moura teve uma aventura curta em Pequim, já que foi eliminada logo na primeira ronda pela suíça Jeannine Cicognini por dois sets a zero, com os parciais de 21-9 e 21-13. No tiro com arco, Nuno Pombo ficou-se por um modesto 42º lugar na eliminatória, com um total de 650 pontos.

A prova de estrada de ciclismo foi ganha pelo espanhol Samuel Sanchez, numa competição na qual Nuno Ribeiro ficou no 28º posto e André Cardoso no 72º, ao fim de 245 km de percurso na capital chinesa. Na natação, Sara Oliveira ficou em terceiro na sua eliminatória dos 100m mariposa, com um novo recorde nacional de 59,48 segundos, mas revelou-se um tempo insuficiente para chegar às meias-finais.