Ao terceiro dia, mais uma desilusão na delegação portuguesa de judo. João Pina apenas venceu um combate, tendo perdido os dois seguintes, sem qualquer hipótese de entrar sequer nos oito primeiros. Dos três judocas portugueses que tinham maiores esperanças em atingir uma medalha, resta apenas um: João Neto, que combate esta terça-feira.

A dupla de velejadores formada por Álvaro Marinho e Miguel Nunes começou a sua participação na classe 470 com um terceiro lugar ao fim do primeiro dia. João Rodrigues é 16º em RS:X, enquanto Jorge Lima e Francisco Andrade estão provisoriamente no décimo posto.

Na esgrima, a estreante Débora Nogueira foi eliminada na primeira ronda pela chinesa Wanwen Su, por 15-4. O nadador Pedro Oliveira teve uma prestação de bom nível, apesar de não ter sido apurado para as meias-finais, já que foi segundo na eliminatória (24º no geral), batendo o recorde nacional dos 200m mariposa, com 1,57.41 minutos.

Prova de natação marca o terceiro dia

Foi talvez a prova mais espectacular da história da natação dos Jogos Olímpicos. A estafeta masculina de 4x100m livres foi ganha com novo recorde mundial pela formação dos EUA, na qual o norte-americano Jason Lezak ultrapassou no último metro o francês Alain Bernard, ex-recordista do mundo.

Os EUA venceram, assim, por apenas oito centésimos de segundo em relação à França, que se contentou com a prata e a equipa australiana arrecadou o bronze. A singularidade desta final ficou também evidenciada pelo facto das cinco primeiras formações terem batido o anterior recorde do mundo, pertencente aos norte-americanos.