Estavam em quarto lugar a dezenas de metros do fim, mas terminaram em primeiro. A dupla formada por Pedro Fraga e Nuno Mendes, na categoria de remo double sculls peso ligeiro, surpreendeu os adversários e venceu a eliminatória das repescagens, com o tempo de 6,39.07 minutos, apurando-se assim para a meia-final de quinta-feira.

Na vela, continuam os bons ventos para os portugueses nas diversas classes: Gustavo Lima estreou-se em laser com um quarto lugar ao fim do primeiro dia, João Rodrigues subiu para 13º em RS:X, enquanto a dupla formada por Álvaro Marinho e Miguel Nunes desceu para o sexto posto na classe 470.

Ainda nos desportos aquáticos, os nadadores portugueses também se apresentaram em bom nível. Carlos Almeida venceu a sua eliminatória dos 200m bruços, com novo recorde nacional de 2,13.34 minutos, o que lhe valeu um 32º lugar na geral, insuficiente para o apuramento para as meias-finais.

Sara Oliveira, também com novo recorde nacional nos 200m mariposa, 2,10.14 minutos, foi terceira na eliminatória e ficou muito perto da qualificação para as meias-finais, já que ficou em 19º lugar na geral, quando se apuram as 16 primeiras.

A excepção foi, novamente, Tiago Venâncio que, depois do último lugar nos 200m livres, finalizou a sua participação em Pequim com novo resultado modesto, o sétimo, e penúltimo, lugar na eliminatória dos 100m livres.

Delegação de judo despede-se de Pequim

O campeão europeu de -81kg, João Neto, não foi excepção na lista de maus resultados da comitiva nacional de judo. Apesar de uma excelente entrada no torneio, com três vitórias por ippon – a diferença máxima num combate de judo -, Neto foi eliminado pelo campeão asiático, o coreano Jaebum Kim, num combate muito equilibrado e bem disputado.

Depois, ao perder no primeiro combate das repescagens, João Neto ficou-se pelo nono lugar final, tal como Telma Monteiro e Pedro Dias. Com vários “medalháveis” à partida para Pequim, a delegação portuguesa de judo falhou quase por completo e despede-se assim da capital chinesa, com Ana Hodrigo a obter o melhor resultado: um sétimo lugar na categoria dos -52kg.

No tiro, em pistola 50m, João Costa voltou a falhar o apuramento para uma final, com um 33º lugar, depois de ter estado várias vezes entre os oito primeiros na fase mais inicial da competição.