“Running”, de Meg Stuart, remontada

A coreógrafa Meg Stuart é a convidada especial do SKITe / Sweet and Tender Collaborations Porto 2008. A peça “Running”, criada na primeira edição do SKITe, em 1992, em Paris, é remontada, este Verão, no Porto.

Durante cinco semanas, 40 jovens criadores de todo o mundo, que trabalham nas áreas da dança, do teatro, das artes visuais e da música, vão estar no Porto, a participar no SKITe / Sweet & Tender Collaborations Porto 2008. Em formato de residência, vão trabalhar em colaboração, seguindo um método de trabalho experimental. O projecto é acolhido pelo Teatro Nacional de São João (TNSJ) no Mosteiro de São Bento da Vitória e no Teatro Carlos Alberto (TeCA). O espaço 555 e o Maus Hábitos estão, também, ligados ao projecto.

O SKITe / Sweet & Tender Collaborations Porto 2008 distingue-se por ser “pensado pelos próprios artistas e não pela instituição”, segundo afirmou na passada quinta-feira em conferência de imprensa um dos directores do projecto, Guilherme Garrido.

Para além disso, não é apenas o produto que se dá a conhecer ao público, mas todo o processo de criação artística. Para um dos outros responsáveis da iniciativa, António Pedro Lopes, está-se perante “um formato mais específico de trabalho”, que se demarca dos demais por fazer sobressair o espaço que existe entre a ideia inicial e o projecto final. Trata-se, portanto, de um “processo de mostra e feedback constantes”.

Enriquecer a produção artística através do contacto com jovens criadores de outras áreas, e até com o próprio público, é uma das vantagens que este tipo de colaborações proporciona aos artistas. Como diz Jean-Marc Adolphe, do SKITe, num texto de apresentação, “para um criador, é extremamente importante e formativo ter a possibilidade de experimentar coisas, sem nenhuma obrigação de produção, com outros artistas de outras áreas”.

Projecto vai ter múltiplas apresentações

Esta ideia de mostra e feedback constantes concretiza-se em várias actividades. Todos os dias vai haver apresentações dos trabalhos e diálogo entre os artistas. Para o público, prepararam-se três dias de “Casa Aberta”, em que as pessoas poderão contactar com os artistas. Estas apresentações ao público decorrem no 555, no Maus Hábitos, nos espaços do TNSJ e noutros locais públicos da cidade.

Nos dias 12 e 13 de Setembro, no Mosteiro de S. Bento da Vitória, vai ser exibido “Fragmentos de Experiência”, que consiste em mostras públicas dos trabalhos em progresso. Os espectadores vão ter ainda a oportunidade de interagir com os artistas do SKITe / Sweet & Tender Collaborations Porto 2008 na “Residencial da Praça”, uma colaboração com o Festival Internacional de Marionetas do Porto (FIMP).

Depois de terminado o SKITe / Sweet & Tender Collaborations Porto 2008, os resultados vão ser expostos pela Europa. Em 2009, “Fragmentos de Experiência” é apresentado em Barcelona, em Paris, em Bruxelas, e em Oslo.