A polémica medalha de ouro

Phelps conquistou a sétima medalha de ouro este sábado, ao vencer os 100m mariposa, numa prova muito polémica. As imagens televisivas mostram que, aparentemente, a vitória foi do sérvio Milorad Cavic, mas os resultados oficiais revelaram o contrário. A delegação sérvia ainda apresentou recurso, mas a estrutura digital montada à volta das provas de natação confirmaram o primeiro lugar de Phelps, por apenas um centésimo de segundo de diferença.

17 de Agosto de 2008, um dia que vai ficar na história dos Jogos Olímpicos. Tal como se esperava, os EUA ganharam a estafeta masculina dos 4x100m estilos com o forte auxílio de Michael Phelps, que assim conquistou o seu oitavo título olímpico em outras tantas finais. Com esta vitória, Phelps tornou-se no desportista com mais medalhas de ouro conquistadas numa só edição das Olimpíadas.

O recorde mítico estava na posse do também nadador norte-americano Mark Spitz que, em Munique no ano de 1972, havia vencido sete medalhas de ouro. Agora, Michael Phelps junta esse registo ao facto de ser o recordista de medalhas de ouro (14) ao longo da carreira olímpica, tornando-se no maior nadador de sempre e num dos melhores atletas olímpicos da história.

Nono dia de participação portuguesa

Numa das provas mais importantes do atletismo, a maratona feminina, Portugal não conseguiu uma boa prestação. Marisa Barros foi a melhor classificada, mas apenas com o 32º lugar. Ana Dias foi 46ª e Inês Monteiro não terminou a prova. Na final dos 10.000m, Rui Pedro Silva não foi além do 34º e penúltimo lugar.

Este domingo foi mais um dia de alguns cancelamentos na vela. Nas regatas realizadas, Gustavo Lima subiu para o sexto lugar na classe laser e João Rodrigues posiciona-se agora em 11º em RS:X. A única prestação negativa foi para a dupla Afonso Domingos e Bernardo Santos na classe star, que desceu provisoriamente para o nono posto.