O acidente de avião, no aeroporto de Barajas, em Madrid, desta quarta-feira à tarde, fez 153 mortos, segundo números divulgados pela ministra do Desenvolvimento, Magdalena Álvarez, citada pela Agência EFE. 20 sobreviventes foram hospitalizados, mas um jovem, com cerca de 25 anos, morreu ao princípio da noite, segundo o “El País“.

Desconhecem-se ainda as causas exactas do acidente, mas aponta-se como possível motivo um incêndio no motor.

Foto: Alfonso SilónizO avião, da companhia Spanair, dirigia-se para Las Palmas, nas Canárias. Saiu de pista quando se preparava para descolar, às 14h45 (menos uma hora em Portugal), acabando por se despenhar e se incendiar.

Segundo comunicado da Spanair, encontravam-se 162 passageiros e dez membros da tripulação a bordo. Por volta das 16h, o “El Mundo” referia que até aquele momento tinham saído da aeronave apenas 20 a 30 pessoas com vida, mas em estado crítico. Este foi o primeiro acidente aéreo em Madrid desde 1983.

Testemunhos recolhidos pelo “El País” expressavam o cenário desta tarde em Barajas. “É o mais parecido que já vi a um inferno. Os cadáveres ferviam, nós queimámo-nos ao pegar-lhes”, afirmou um agente da Guarda Civil. “Não sobrou nada que se pareça a um avião. É horroroso, está tudo queimado”.