O ouro chinês

A China era apontada como favorita para ser primeira na tabela de medalhas olímpicas e até agora não desapontou. Basta realçar que, ao fim do décimo dia de Jogos Olímpicos, a China já tinha conquistado 37 medalhas de ouro, mais uma do que aquelas que os EUA conseguiram durante toda a competição em Atenas 2004 e mais 11 do que os norte-americanos até aqui nestes Jogos.

Depois do dia mais agitado na comitiva nacional, dentro e fora da competição, esta quarta-feira houve poucos portugueses em acção e nenhum deles conseguiu bons resultados.

Na segunda meia-final de K1 1.000m, na canoagem, Emanuel Silva ficou em quarto lugar, quando só os três primeiros classificados tinham direito a estar entre os seis finalistas. O português falhou a prova decisiva por apenas 35 milésimos de segundo. Emanuel Silva espera agora apurar-se na outra meia-final, a de K1 500m, que será disputada na quinta-feira.

Dupla de velejadores em sétimo lugar

O segundo destaque da jornada vai para os velejadores Afonso Domingos e Bernardo Santos que, nas três últimas regatas da classe star, desceram para sétimo lugar na geral. A dupla assegurou a esperada qualificação para a decisiva “medal race“, mas com este resultado, é pouco provável que atinjam o pódio final.

Na maratona de 10km de natação, Daniela Inácio não foi além do 17º lugar, com o tempo de 2h00m59s. Por seu lado, Marcos Freitas, depois de estar na frente da partida por várias vezes, não conseguiu superar a segunda ronda do torneio de ténis de mesa, ao perder com Zi Yang, de Singapura, por 4-2.

No taekwondo, Pedro Póvoa foi eliminado logo na primeira ronda pelo dominicano Yulis Gabriel Mercedes, e nas repescagens, voltou a perder, com o ex-campeão olímpico, Mu-Yen Chu.