A Faculdade de Economia da Universidade do Porto (FEP) vai receber, entre 24 e 29 deste mês, a COMPSTAT’ 2008 – Conferência Internacional sobre Estatística Computacional, “uma das mais importantes a nível mundial na área”, segundo a presidente da comissão organizadora do evento, Paula Brito.

O objectivo do evento, que se realiza pela primeira vez em Portugal, é incentivar a “divulgação de trabalhos nas vertentes teórica e aplicada, incentivando a interdisciplinaridade, as trocas de experiências e a cooperação futura”, explica a professora da FEP numa mensagem de e-mail enviada ao JPN.

A COMPSTAT’ 2008 pretende, também, ser “um local onde se estabeleçam pontes” entre as várias disciplinas como a estatística, as ciências informáticas, a análise de informação, entre outras. A FEP vai receber centenas de investigadores do sector durante os dias da conferência.

Durante o evento serão apresentadas aplicações nos sectores da economia, finanças, biologia e genética, abrangendo “modelizações macroeconómicas e de mercados financeiros”, mas também as áreas dos seguros e do controlo de qualidade. A ecologia, a dinâmica de populações e a análise de bases de dados em genética são outros dos temas em destaque.

“A conferência privilegia ainda a apresentação de novas soluções informáticas open-source, como, por exemplo, para o planeamento de experiências e para a visualização de dados multidimensionais complexos”, indica Paula Brito.