A maratona masculina foi a última prova com participação portuguesa. Este domingo, Paulo Gomes foi 30º e Hélder Ornelas 46º, numa competição ganha pelo queniano Samuel Wansiru que, com o tempo de 2h06m32s, bateu o recorde olímpico de Carlos Lopes, em Los Angeles no ano de 1984.

Portugal termina assim os Jogos Olímpicos de Pequim com um total de duas medalhas: ouro de Nelson Évora no triplo salto e prata de Vanessa Fernandes no triatlo. Foram atribuídos mais sete diplomas olímpicos, por classificações nos oito primeiros lugares, nas modalidades da vela, remo, judo, taekwondo e atletismo.

Balanço da participação portuguesa nos Jogos Olímpicos

Em termos de medalhas, foi das melhores participações de sempre, já que Portugal nunca tinha conseguido juntar um ouro e uma prata nas mesmas Olimpíadas, o que valeu o 46º posto na contabilidade de títulos olímpicos (57º no total de medalhas). No entanto, os feitos de Nelson Évora e Vanessa Fernandes não conseguem disfarçar os resultados muito discretos da comitiva portuguesa.

Houve bastantes atletas posicionados em último ou penúltimo lugar nas respectivas provas, inúmeras eliminações nas primeiras rondas, sobretudo na natação – nenhum dos oito nadadores passou da primeira eliminatória -, e resultados bem abaixo do esperado, como foi o caso do judo.

Além disso, outra mostra da desilusão vivida em torno da prestação portuguesa é o facto de o Comité Olímpico de Portugal ter estabelecido como meta a conquista de quatro ou cinco medalhas e 60 pontos, quando foram obtidas apenas duas e o número de pontos (28) não chegou a metade do esperado.

Figuras e destaques internacionais

As duas maiores figuras individuais destes Jogos Olímpicos foram Michael Phelps e Usain Bolt. O jamaicano venceu as provas de atletismo dos 100m e 200m planos e contribuiu para o ouro do seu país na estafeta 4x100m, com recorde do mundo nas três competições. Bolt foi o primeiro atleta a vencer as duas principais distâncias da velocidade com recordes mundiais em ambas.

Destaque também para a prestação de Michael Phelps, que se juntou à lista dos melhores atletas olímpicos de sempre, ao ser o primeiro a vencer oito títulos numa só edição dos Jogos. Ao todo, Phelps já tem 16 medalhas ao longo da carreira olímpica e prepara agora um novo ciclo para tentar bater outro recorde: as 18 medalhas da ginasta soviética Larissa Latynina.

Além das inúmeras conquistas individuais, os norte-americanos subiram de uma forma muitos substancial o seu desempenho nas modalidades colectivas. Basta realçar que no voleibol, em quatro finais possíveis, os EUA estiveram em todas e venceram três. Outra prova do domínio dos norte-americanos é que, no último dia de provas, marcaram presença nas finais masculinas de voleibol, basquetebol e pólo aquático, perdendo apenas esta última.

Países mais medalhados

Em termos globais, não houve qualquer surpresa no pódio da tabela de medalhas, já que as três nações que têm dominado os Jogos na última década repetiram a presença nos três primeiros lugares.

Total de medalhas

– EUA – 110
– China – 100
– Rússia – 72
– Grã-Bretanha – 47
– Austrália – 46
– Portugal – 2

Sem surpresas, a China foi o país que conseguiu mais medalhas de ouro (51), seguida dos EUA com 36 (exactamente o mesmo número que em Atenas) e da Rússia, com 23. Fecharam a lista dos cinco primeiros mais dois países europeus, a Grã-Bretanha – que subiu do décimo lugar em Atenas para o quarto em Pequim – e a Alemanha. Dos mais de 200 países presentes em Pequim, 87 conquistaram medalhas.

A 30ª edição dos Jogos Olímpicos vai decorrer em Londres, de 27 de Julho a 12 de Agosto de 2012.