O Tribunal Administrativo e Fiscal do Porto decidiu a favor dos moradores do Bairro do Aleixo e aceitou a providência cautelar que a Associação de Promoção Social da População do Bairro do Aleixo (APSPBA) apresentou no princípio do mês de Agosto contra a demolição do bairro.

A Câmara do Porto já enviou para publicação em “Diário da República” “um aviso de suspensão” do concurso aberto a 12 de Agosto para encontrar um parceiro privado para a criação do fundo especial de investimento imobiliário. Segundo a Agência Lusa, a câmara está a preparar medidas para contrariar esta decisão judicial.

A direcção da APSPBA enviou um comunicado ao final da tarde desta segunda-feira congratulando-se com a decisão do tribunal. “Os moradores do Aleixo demonstram o seu enorme contentamento, embora reconheçam que se trata apenas de uma pequena vitória. Da mesma forma que não vamos desanimar nas eventuais derrotas, também não embandeiramos em arcos nas vitórias”, lê-se no texto.

A associação de moradores promete realizar uma série de eventos como forma de continuar os protestos contra a decisão da autarquia de demolir as torres do Aleixo. A APSPBA pretende organizar palestras, debates e uma discussão sobre habitação social. “Neste momento somos nós, mas nada nos garante que os outros bairros não estejam igualmente em risco. Agora a ameaça recai sobre o Aleixo. Amanhã será sobre o Bairro Rainha D. Leonor e todos os outros bairros implantados em terrenos valiosos”, remata o comunicado.