Durante seis meses de 2009, a Câmara de Gaia vai organizar o Festival do Vinho do Porto, que englobará várias actividades de cultura, lazer e desporto, algumas delas novidades na agenda do concelho, outras já habituais mas redireccionadas para aquele tema. O festival, cujo programa será apresentado no primeiro trimestre do próximo ano, vai custar 1 milhão e 500 mil euros, anunciou o vice-presidente da autarquia, Marco António Costa, esta terça-feira.

O autarca aproveitou a presença dos jornalistas para fazer um balanço da acção camarária na promoção turística de Gaia e apontar um futuro auspicioso para o concelho neste domínio.

“Tirando o Algarve, o destino turístico preferido em Portugal será o Douro com Gaia como porta de entrada”, previu. Para tal, disse, muito vão contribuir os cinco novos hotéis (dois deles já em construção) que vão surgiu no concelho, que ganhará cerca de mil camas em hotelaria de cinco estrelas. “Massa crítica” que vai permitir a Gaia “entrar nos circuitos internacionais de turismo”, disse.

No próximo mandato, se o PSD vencer as eleições autárquicas em 2009, a aposta irá sobretudo para o turismo de qualidade. Nos planos da autarquia está a criação das “Quintas do Douro” nas encostas do rio, com equipamentos como campos de golfe. Segundo o vice-presidente, um dos maiores grupos portugueses está a discutir com a câmara a construção de uma “unidade residencial de altíssima qualidade associada a um campo de golfe”.

Marco António Costa citou as infra-estruturas na frente ribeirinha (que este Verão recebeu 1 milhão de banhistas, segundo a Águas de Gaia), os dez milhões de euros de fundos comunitários que serão investidos no centro histórico, que será fechado ao trânsito e as obras no Convento Corpus Christi (com fim previsto para 2009) como exemplos do trabalho feito nesta área.