A Ryanair desmente a manchete do “Jornal de Notícias” (JN) desta quinta-feira, segundo a qual a companhia aérea low cost teria “desistido” de criar uma base no Aeroporto Francisco Sá Carneiro.

“A Ryanair desmente categoricamente o título da notícia publicada no ‘Jornal de Notícias’ esta manhã”, refere o comunicado da empresa, rejeitando que numa conferência de imprensa realizada quarta-feira tivesse sido excluída a criação dessa base. “A Ryanair prossegue as negociações confidenciais com a ANA, sobre as quais não emitirá comentários”.

O JN cita o responsável por Portugal da Ryanair, Luís Fernandez-Mellado, como tendo dito que “neste momento, não estão reunidas as melhores condições para a Ryanair ter uma base no Porto”, juntando a essas declarações a abertura de um pólo da companhia aérea irlandesa na zona de Barcelona, em detrimento do Porto. “A abertura da base operacional em Barcelona (Réus) não está minimamente ligada à abertura ou não abertura de uma base no Porto”, indica a empresa.

Segundo o JN, Fernandez-Mellado admite, contudo, que, no longo prazo, é possível a concretização de uma base da Ryanair no Porto. Há meses que se arrasta a questão da base da Ryanair no Aeroporto Francisco Sá Carneiro e sabe-se que a empresa pretende que a ANA reduza as tarifas do espaço, em comparação com outros aeroportos europeus onde a companhia se encontra instalada.