Dossiê: Jogos Paraolímpicos 2008
Acompanhe a participação portuguesa nos Jogos Paraolímpicos de Pequim.
No último dia de finais no boccia, nos Jogos Paraolímpicos de Pequim, os portugueses conseguiram três medalhas em tantas outras variantes. Em pares mistos – BC4, Bruno Valentim e Fernando Pereira foram derrotados pelos brasileiros Dirceu Pinto e Eliseu Santos, por 5-2, ficando a dupla nacional com a medalha de prata.
Semelhante desfecho teve a participação da formação portuguesa em equipas mistas – BC1-2, ao perder também na final com a Grã-Bretanha, por 8-4. A equipa formada por Cristina Gonçalves, Fernando Ferreira e os já medalhados João Paulo Fernandes e António Marques ficou no segundo posto final.
Igualmente em pares mistos, mas na variante BC3, Eunice Raimundo, Armando Costa e Mário Peixoto venceram a Tailândia por 4-1 no jogo de atribuição do terceiro e quarto lugar, arrecadando a medalha de bronze. A comitiva nacional de boccia termina a sua participação com um total de cinco medalhas: uma de ouro, três de prata e uma de bronze (as únicas conquistadas por Portugal em todas as modalidades).
Outros resultados
Também nesta sexta-feira, houve uma desilusão no atletismo, quando Gabriel Potra, um dos candidatos a medalhas no pentatlo, desistiu antes da prova do lançamento do disco. A vitória acabou por ser de Hilton Langenhoven, da África do Sul.
Ainda no atletismo, Luís Gonçalves garantiu presença na final dos 400 metros T12, ao terminar a sua série em segundo lugar, com um registo de 50,48 segundos. No ciclismo, novo resultado em destaque, com o sétimo lugar de Augusto Pereira no contra-relógio. A dupla de velejadores formada por Bento Amaral e Luísa Silvano continua no nono lugar da geral da classe SKUD8.