No último dia de finais no boccia, nos Jogos Paraolímpicos de Pequim, os portugueses conseguiram três medalhas em tantas outras variantes. Em pares mistos – BC4, Bruno Valentim e Fernando Pereira foram derrotados pelos brasileiros Dirceu Pinto e Eliseu Santos, por 5-2, ficando a dupla nacional com a medalha de prata.

Semelhante desfecho teve a participação da formação portuguesa em equipas mistas – BC1-2, ao perder também na final com a Grã-Bretanha, por 8-4. A equipa formada por Cristina Gonçalves, Fernando Ferreira e os já medalhados João Paulo Fernandes e António Marques ficou no segundo posto final.

Igualmente em pares mistos, mas na variante BC3, Eunice Raimundo, Armando Costa e Mário Peixoto venceram a Tailândia por 4-1 no jogo de atribuição do terceiro e quarto lugar, arrecadando a medalha de bronze. A comitiva nacional de boccia termina a sua participação com um total de cinco medalhas: uma de ouro, três de prata e uma de bronze (as únicas conquistadas por Portugal em todas as modalidades).

Outros resultados

Também nesta sexta-feira, houve uma desilusão no atletismo, quando Gabriel Potra, um dos candidatos a medalhas no pentatlo, desistiu antes da prova do lançamento do disco. A vitória acabou por ser de Hilton Langenhoven, da África do Sul.

Ainda no atletismo, Luís Gonçalves garantiu presença na final dos 400 metros T12, ao terminar a sua série em segundo lugar, com um registo de 50,48 segundos. No ciclismo, novo resultado em destaque, com o sétimo lugar de Augusto Pereira no contra-relógio. A dupla de velejadores formada por Bento Amaral e Luísa Silvano continua no nono lugar da geral da classe SKUD8.