Decorreu esta quarta-feira a cerimónia de encerramento dos Jogos Paraolímpicos de Pequim 2008. Portugal terminou com um total de sete medalhas: uma de ouro, quatro de prata e duas de bronze. O maior destaque da comitiva portuguesa vai para a participação no boccia, modalidade na qual os atletas lusos conquistaram cinco medalhas ao todo.

Individualmente, João Paulo Fernandes e António Marques conquistaram ouro e prata, respectivamente, na categoria BC1. Nas provas por equipas, em BC4, Bruno Valentim e Fernando Pereira ficaram com a medalha de prata. Em BC1-2, Portugal ficou também no segundo lugar e, por último, na variante BC3, a equipa portuguesa conquistou a medalha de bronze.

As outras medalhas foram conquistadas nas duas “provas rainhas” dos Jogos: atletismo e natação. Luís Gonçalo conseguiu, sábado, a prata nos 400m T12, enquanto, segunda-feira, a medalha de bronze nos 50m costas S1 ia para o nadador João Martins.

Tabela de medalhas

Com um nível competitivo notoriamente superior ao registado nos Jogos Paraolímpicos de Atenas na maioria das modalidades, as sete medalhas conquistadas pela comitiva lusa ficaram abaixo dos resultados obtidos na capital grega, em 2004, nos quais os atletas lusos arrecadaram um total de 12 medalhas: duas de ouro, cinco de prata e cinco de bronze.

Portugal ficou assim na 42ª posição na contabilidade final de medalhas de ouro (36º no total), um registo não muito melhor em relação aos atletas olímpicos – 46º e 57º lugar, respectivamente. A tabela foi novamente encabeçada pela China, com um total de 211 medalhas, 89 das quais de ouro. Na lista dos cinco primeiros, seguiram-se a Grã-Bretanha, os Estados Unidos da América, a Ucrânia e a Austrália.