A reconversão das 18 parcelas do quarteirão de D. João I, no Porto, deve arrancar no próximo Verão, estima Francisco Rocha Antunes, da John Neil & Associados, a empresa responsável pela promoção imobiliária do local. O objectivo é fazer da zona o “quarteirão residencial da Baixa do Porto”.

O investimento de reabilitação urbana nasce duma iniciativa da Porto Vivo – Sociedade de Reabilitação Urbana (SRU) em parceria com dois fundos de investimento imobiliário do Millenium BCP: IMO Promoção e AF Portfólio Imobiliário.

“É uma zona sossegada e óptima para residenciar na Baixa”, justifica Francisco Rocha Antunes. O promotor imobiliário diz que esta é uma zona privilegiada para a habitação, já que fica entre a área residencial da rua de Sá da Bandeira, a rua Formosa e a do Bonjardim, incluindo também a Praça D. João I. Vários prédios vão ser demolidos, outros recuperados. No entanto, Rocha Antunes ressalva que as dimensões do empreendimento vão ser semelhantes a outros prédios da Baixa.

Envolver os proprietários

Investir na Baixa do Porto era um plano perspectivado desde 2006 pela SRU, que vai “acertar primeiro um programa comum” ao longo de 60 dias em função dos interesses dos restantes proprietários do local, de forma a criar condições para que a obra comece no próximo Verão.

A par do investimento primordial na área da habitação, não está excluída a hipótese do projecto integrar algumas áreas destinadas ao comércio e serviços, principalmente nos prédios da rua do Bonjardim, o que será estabelecido conforme o programa definido.

Prevê-se ainda a construção de um parque de estacionamento (de três pisos), o alargamento da travessa do Bonjardim e uma praça pública que irá ligar a rua de Sá da Bandeira à do Bonjardim.