O Bloco de Esquerda (BE) critica o presidente da Câmara do Porto, Rui Rio, por “não dar a cara” agora que rompeu o processo de entrega da requalificação do Mercado do Bolhão à empresa TramCroNe (TCN). “Rui Rio perdeu completamente o pulso da cidade e é por isso que não aparece”, acusou João Teixeira Lopes, dirigente do Bloco, em conferência de imprensa, esta quinta-feira.

O BE está satisfeito com o afastamento da TCN. “Trata-se de uma vitória da cidade, da sua memória e dos seus símbolos e da gente que faz do Porto aquilo que ele é”, disse Teixeira Lopes, para quem esta é uma “derrota pessoal para Rui Rio”.

Enquanto não se conhece a nova solução para a reabilitação do Bolhão, o BE insiste na ideia de que o ideal seria implementar o projecto do arquitecto Joaquim Massena, gizado em 1998 após encomenda da equipa camarária de então (e rejeitado por Rui Rio). Os bloquistas argumentam que esse projecto, ao mesmo tempo que mantém a tradição, assegura a reconstrução do edifício.

Receios quanto à nova solução

“Tínhamos a possibilidade de começar a reabilitação do Bolhão amanhã e torná-lo num dos melhores mercados da Europa”, sublinhou Teixeira Lopes. No entanto, considera que, enquanto este Executivo estiver no poder, nada disso será feito.

Segundo o deputado municipal do BE na Assembleia Municipal do Porto, José Castro, a reabilitação do mercado deverá ser novamente entregue a uma empresa privada. “O negócio imobiliário tem sido sempre a orientação de fundo da actuação deste Executivo, embora isso não seja confessado”, disse.