São 39 cadeiras cedidas à Escola EB 2/3 de Cristelo, em Paredes, por várias empresas de móveis do concelho e reinventadas por alunos entre os 10 e os 16 anos, que se inspiraram na arte e na obra de importantes artistas plásticos portugueses, como Almada Negreiros, Nadir Afonso ou Vieira da Silva. A Cadeira Parade 2007 está em exposição no Clube Literário do Porto (CLP) até 30 de Setembro.

A iniciativa partiu da Associação Empresarial de Paredes. O desafio lançado aos jovens visou aproximá-los da arte e dos artistas plásticos portugueses, contrariar o abandono escolar e permitir aos estudantes pôr à prova a imaginação. Os resultados estão à vista: as cadeiras, que já estiveram em Paredes e Viseu, fazem agora sucesso no Porto. Segundo Inês Castanheira, do CLP, “a adesão do público tem sido fantástica”.

A Cadeira Parade 2007 segue para a Tate Modern, em Londres. Antes disso, no último dia em exposição no CLP, alunos e professores criadores vão voltar a sentar-se nas cadeiras e a falar da sua experiência neste projecto. O projecto foi retomado este ano, desta vez com a possibilidade de explorar artistas internacionais.